Dermatite Atópica no Bebé - Um guia básico
O que é a Dermatite Atópica?
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica, que se caracteriza por surtos de prurido (eczema), associados à pele muito seca e áreas de vermelhidão. Acaba por ser uma doença crónica comum, cuja prevalência tem aumentado nos últimos anos. Neste momento, estima-se que afete cerca de 5 a 8% das crianças. Na maior parte dos casos, a doença é adquirida por hereditariedade. Quando um dos pais tem pele atópica, a probabilidade da criança sofrer da mesma condição chega aos 40%, podendo persistir até à idade adulta.
Quais são os sintomas de Dermatite Atópica?
Os três principais sintomas são:
Secura
A pele atópica sofre de secura constante devido a uma alteração no conteúdo lipídico, que se trata da gordura existente entre as células da pele. Isto faz com que a pele fique muito seca e facilmente irritada pela entrada de substâncias que causam irritação e alergia.
Prurido
O prurido é um sintoma muito característico da dermatite atópica e é normalmente mais intenso à noite, fazendo com que a criança acorde por causa do desconforto.
Irritação
Os bebés com pele atópica têm uma pele delicada, seca e facilmente irritável. Se a pele estiver vermelha, quente e irritada, falamos de eczema atópico.
A doença manifesta-se em surtos, ou seja, há alturas em que a criança pode apresentar a pele completamente saudável e outras em que as lesões cutâneas se manifestam parcialmente ou pelo corpo todo.
Nos bebés, o eczema afeta principalmente o rosto, couro cabeludo, pernas e braços. Nas crianças, o eczema pode afetar apenas as pregas dos braços e das pernas.
Como controlar os sintomas da Dermatite Atópica no corpo
Há vários métodos para o tratamento da dermatite atópica nas crianças, incluindo corticosteroides tópicos, bem como anti-histamínicos orais para controlar a comichão. Em casos mais severos pode ser necessária a administração de tratamentos sistémicos (por via intravenosa, subcutânea ou oral).
Em todos os casos, independentemente da gravidade da dermatite atópica, é importante manter constantemente a pele hidratada, com produtos emolientes (hidratantes). Estas loções, cremes e óleos de banho, mantêm a pele macia e hidratada, e assim, menos suscetível à comichão e danos. O uso regular de emolientes ajuda a reduzir o coçar constante.
A gama Nutratopic Pro-AMP, da Isdin, contém produtos formulados com uma combinação de ingredientes ativos específicos que melhoram os sinais associados às manifestações da dermatite atópica:
-
L-isoleucina (Pro-AMPs) Na dermatite atópica, o prurido e as lesões provocadas pelo ato de coçar aumentam a inflamação, que causa a supressão da produção de péptidos antimicrobianos (AMPs). A L-isoleucina estimula a produção destes péptidos, que representam a primeira linha de defesa da pele.
-
Rhamnosoft Entre 80 a 90% dos doentes com dermatite atópica apresentam uma colonização da pele por Staphylococcus aureus. A gravidade do eczema atópico está correlacionada com a colonização bacteriana. A ação do Rhamnosoft reforça a atividade anti-inflamatória e o efeito inibidor da adesão bacteriana.
-
Niacinamida Alivia o prurido; reforça a atividade anti-inflamatória.
-
Ómega 6, Manteiga de Karité e Glicerina Proporcionam a emoliência necessária, uma combinação de hidratação e proteção, reforçando a camada lipídica.
Outros cuidados podem ajudar a controlar a dermatite atópica no bebé:
✔ O banho deve ser rápido, de chuveiro, com água tépida (33ºC-34ºC);
✔ Após o banho, secar a pele com toalha macia, de algodão, sem esfregar, secando com pequenos toques e limpando bem as pregas do bebé ou da criança;
✔ A roupa em contacto com o corpo deverá ser de algodão. São de evitar tecidos de fibras sintéticas e de lã;
✔ Corte frequentemente as unhas para evitar que estas provoquem lesões de coceira, pelo prurido inerente à pele atópica.